A história do Programa Padrinho Cultural, começa em 1998 em Paranaguá, cidade litorânea do Estado do Paraná. A iniciativa surgiu quando na época havia uma grande onda de violência na cidade, fazendo com que até mesmo as crianças levassem armas para a escola.
Celso Amorim, professor, músico e então fundador do Programa, abalado com o que vivenciava na cidade, colocou em mente que precisava mudar o rumo das vidas daquelas crianças. “Em cada uma das fases da vida, o direito à diversão deve estar presente”. Então, com um violão em mãos, decidiu dar aulas de violão para os pequenos, pois a partir da inserção da música e da cultura, acreditava-se que melhorassem suas vidas de alguma forma.
Aos poucos o Programa foi crescendo, levando em conta que começaram com 15 alunos, após três meses já estavam com 600 e no ano de 2016 chegaram a atender cerca de 1800.
Entre os grandes propósitos do Padrinho Cultural, está o interesse de transmitir valores por meio da arte-educação, com a oferta de atividades que motivam o sentido do bem comum, a parceria e o diálogo entre os diferentes segmentos sociais. Além disso, educar os alunos para o convívio social, levando em conta responsabilidade, honestidade, flexibilidade, compromisso e disciplina.
Incentivar a condição de alegrar-se e compartilhar amor pela vida complementa a base de trabalho dos coordenadores, realizadores e facilitadores dos cursos propostos.
A ação é realizada em escolas públicas, associações de moradores, igrejas e outros espaços comunitários. O Programa Padrinho Cultural não tem nenhuma distinção entre crianças, atende a todos independente da classe social, raça e crença. Leva-se em conta que apenas tenha o interesse de aprendizagem e compartilhar novas experiências.
O Programa oferece cursos que estimulam e desenvolvem condições para o exercício da cidadania de crianças e jovens de todas as idades. Atualmente mantém diversos projetos em diversas áreas, entre eles: aulas de teatro, aulas de violão, educação ambiental e artesanato.
A gente responde algumas questões aqui.
O Padrinho Cultural possui como missão transmitir valores por meio da arte-educação, com a oferta de atividades que motivam o sentido do bem comum, a parceria e o diálogo entre os diferentes segmentos sociais. Além disso, educar os alunos para o convívio social, levando em conta responsabilidade, honestidade, flexibilidade, compromisso e disciplina.
Paranaguá, cidade litorânea do Paraná.
Começamos com 15 crianças, em 1998. Após três meses, já estávamos com 600 e, em 2016, chegamos a atender cerca de 1800 crianças.
Vendemos ingressos para as peças de teatros que lecionamos a um valor super acessível, sendo R$ 1,00 por pessoa. Além disso, realizamos a venda de produtos, como camisetas, calendários, produtos criados a partir do artesanato e CDs de músicas gravados com a ajuda de 27 bandas parceiras do projeto.
Além disso, contamos com a ajuda da comunidade e de empresas que colaboram com doações.
Você pode nos ajudar com a doação de materiais para nossos alunos, como papéis, lápis de cor, giz de cera, livros, fantasias e muito mais. Ou se preferir, você também pode ajudar o Programa com qualquer quantia:
ONG SOS CULTURA
Agência: 4051
CC: 24546-4
As inscrições são feitas através do nosso e-mail, nos envie uma mensagem com o assunto “VOLUNTÁRIO”, nos fale sua área de interesse e seus conhecimentos que entraremos em contato. Clique aqui para fazer a sua inscrição!
O Programa não tem uma sede, a ação é realizada em escolas públicas, associações de moradores, igrejas e outros espaços comunitários.
Não temos nenhuma distinção de crianças. Atendemos a todos, independentemente de idade, gênero e classe social, desde que essa criança esteja em busca de conhecimento.