CONFIRA O HINO DE BIRIGUI NA ÍNTEGRA
O projeto a seguir foi desenvolvido com TOTAL ABSTENÇÃO DE OPINIÕES E IDEAIS POLÍTICOS, pensado com base em pesquisa e declarações da própria candidata em entrevista prévia. Minha participação se restringiu somente a coletar estas informações, transformá-las em música e em suas peças gráficas adjacentes para divulgação nas redes sociais. Os vídeos foram editados em cima das gravações feitas pela própria candidata.
Jingle para Campanha Eleitoral
Imagens estáticas para feed do Instagram
Vídeos para Reels e Stories
Thalia Soares Pereira, anos, mora em Birigui, interior de São Paulo. Formada em Gestão de Recursos Humanos, é uma pessoa extremamente caseira e gosta de tudo que envolve arte. Seu sonho sempre foi trabalhar em algum meio de comunicação/ redes sociais, porém, ao estagiar por 2 anos na prefeitura durante sua formação, pôde observar de perto os bastidores da política de sua cidade. Indignada e com muita coragem, tomou a iniciativa de lutar por mudanças significativas para Birigui, candidatando-se a vereadora no ano de 2024.
Em plena juventude, um olhar que brilha
Responsabilidade e empatia: Thalia!
Comprometida, honestidade é sua trilha
Lealdade e simpatia são sua magia.
Thalia tem o brilho da esperança, da vontade e da iniciativa em busca por mudanças, é responsável e se preocupa com as necessidades da população. Ela trilha seu caminho profissional com comprometimento e honestidade. Leal a seus princípios, trabalha com seriedade, mas sempre demonstrando simpatia.
Como as principais cidades da região, Birigui, surgiu e cresceu a partir da Estrada de Ferro Noroeste, construída no início do século. No começo foi uma chave na clareira, situada entre os quilômetros 259 e 261 que em 1908 passou a ser um ponto de parada de locomotivas. O povoado foi fundado em 7 de dezembro de 1911 pelo Senhor Nicolau da Silva Nunes, um português de espírito empreendedor, natural da Freguesia de Moutamorta, Trás-os Montes.
O fundador manteve na futura cidade a denominação dada pelos trabalhadores da ferrovia local. O nome Birigui teve origem na língua Tupi-Guarani, os índios usavam esta palavra como o significado de 'mosca que sempre vem'para um minúsculo mosquito hematófago que incomodava a todos e era bastante freqüente na região.
Birigüi fica localizada na Região Noroeste do Estado de São Paulo, a 521 Km da Capital, sua área geográfica é de 537 Km², a uma altitude de 400 metros e possui clima tropical seco.
Fontes: IBGE Cidades e Antigo site da Câmara Municipal de Birigui, acesso em outubro de 2024.
Na Câmara Municipal, ideias vazias soltas pelo ar
Descaso sem igual, pouco fazem para melhorar
Projetos que não acrescentam, palavras ao vento...
Por aqueles que acreditam, rumo ao crescimento!
Na Câmara, as falas e as promessas feitas não têm impacto real, são apenas retórica vazia, sem substância ou compromisso real, volúveis. Há desinteresse em trabalhar para a população, para aqueles que confiaram seus votos. Os projetos de lei são irrelevantes e descartáveis.
Aqueles que confiaram seu voto em Thalia Pereira serão lembrados. Por estes e por toda a população de Birigui, vamos juntos rumo ao crescimento da cidade sob os cuidados de quem realmente quer fazer sua administração funcionar.
O vídeo a seguir apresenta críticas da candidata a decisões tomadas pelos vereadores do mandato vigente até 2024.
Na edição, o Segundo Verso do jingle é utilizado como encerramento, sendo ilustrado através de manchetes de um jornal fictício.
Assim como todo refrão, precisávamos de algo chamativo e que grudasse na cabeça. Nosso foco estava além de pedir pelo voto, queríamos passar uma mensagem do início ao fim, portanto, evitamos repetições excessivas.
Foi considerado o fator "looping" para a composição da estrofe, ou seja, os versos que a compõem podem ser repetidos de forma independente sem perder a coerência.
Frases de apoio foram adicionadas para enriquecer a mensagem de cada verso e acrescentar identidade à musicalidade do refrão.
A leitura do número "10999" foi definida como "cento e nove, noventa e nove" para facilitar a construção rítmica e sua memorização, embora a candidata tenha preferido utilizar a leitura "dez, nove, nove, nove" no decorrer da campanha.
Ficar parada não resolve (Não é mole!)
Esperança é o que nos move (Pense jovem!)
Nossa cidade unida e forte (desenvolve!)
É Cento e Nove, Noventa e Nove!
Sem iniciativa e atitude, os problemas da cidade não são resolvidos. É necessário trabalho duro. Vamos pensar como os jovens sonhadores de outrora, com vontade de fazer a diferença. Transforme sua esperança em motivação para agir. Unidos em prol da mesma causa temos força para desenvolver nossa cidade. Vamos todos juntos votar 10999!
No Segundo Verso do jingle buscamos manter a mesma energia do refrão, agora, enaltecendo a esperança. O objetivo deste trecho é tocar o coração da população e provocar uma reflexão sobre o futuro da cidade.
Esperança foi palavra-chave da campanha, visto que durante muitos anos o governo municipal tem se mantido na mesmice. Os jovens que se candidataram ansiavam por mudanças imediatas e uma reformulação geral nos métodos de governo.
Um levantamento de junho de 2024 realizado pela ONG Girl Up Brasil revelou que apenas 2% dos vereadores das capitais estaduais têm menos de 30 anos, sendo menos de 1% representantes mulheres. Esta realidade é notável também em Birigui, onde poucos eleitores acreditam no poder de renovação da juventude. Thalia se enquadra na característica de mulher jovem, candidatando-se apenas com 21 anos de idade. É nesta estrofe, portanto, que buscamos exaltar sua energia e força de vontade para transformar a velha política em algo novo e funcional.
Birigui ressurge com esperança verdadeira
"A alma do teu povo vibra, inteira"
Com coragem e dedicação, sua voz é nossa bandeira
Thalia Pereira é força que incendeia!
Uma nova oportunidade de mudanças ressurge para Birigui, a esperança se torna mais viva e presente. E Thalia, corajosa, pôs-se à disposição de dedicar seus serviços à população. Sua voz será símbolo, a vontade do povo. Sua atitude inspira e contagia.
A segunda linha deste Verso faz uma referência direta ao hino da cidade, publicado em 1961. O trecho foi inserido na letra do jingle a fim de enaltecer o orgulho biriguiense e passar a sensação de pertencimento a um grupo forte e unido. Trata-se de uma citação, um recurso linguístico de intertextualidade utilizado, neste caso, para despertar a memória popular sobre onde e com quem vivem.
A ideia por trás da inserção deste trecho está nos versos do nosso Hino Nacional Brasileiro, composto por Joaquim Osório Duque Estrada em 1909. Nele, o poeta integra trechos do poema "Canção do Exílio" (1843), de Gonçalves Dias, como homenagem e valorização de uma obra local. No jingle da campanha, queremos valorizar a história do município e, ao mesmo tempo, usar as palavras "A alma do teu povo vibra, inteira" como chamariz de excitação e boas energias.
CONFIRA O HINO DE BIRIGUI NA ÍNTEGRA
Queremos representar a liberdade, a igualdade, o patriotismo e a força da figura feminina guiando seu povo a um novo caminho de esperança e prosperidade.
No início da campanha, a coligação Republicanos/PL/Podemos apresentou o lema "Birigui Grande de Novo". Nas palavras de Aécio Lima, então candidato a prefeito pelo Republicanos, a frase "representa o maior desejo de todos os biriguienses: ver Birigui Grande De Novo! Sem brigas políticas, sem representantes que pensam apenas nos próprios interesses, voltada para o desenvolvimento, a geração de empregos, a qualidade da Saúde, da Educação, da Cultura, dos Esportes. Queremos que Birigui volte a ser um gigante de crescimento na região Noroeste de São Paulo".
Fonte: Publicação no Instagram de @aeciolima10
O lema foi anexado ao jingle para evidenciar este desejo biriguiense que reflete a mesma visão da candidata.
(Por) Birigui Grande de Novo
Thalia, representante do povo!
Clique no botão abaixo para assistir à reação da cliente ao ouvir pela primeira vez o jingle finalizado.